A TecniArt Filmes traz a Porto Alegre, entre os dias 16 e 27 de maio, Pablo Meza, premiado diretor e roteirista argentino. Meza ministrará curso de roteiro para cinema, com aulas teóricas e práticas. Para saber mais sobre o diretor e roteirista, clique aqui.
Informações sobre o curso:
http://tecniartfilmes.com.br/blog/?p=1414
http://tecniartfilmes.com.br/blog/?p=1414
Período: de 16 a 27 de maio de 2011
Local: Rua Itororó, 195/101 – Menino Deus
Investimento:
R$ 700,00 Até 30/04À vista: R$530,00
A prazo em duas vezes: R$300,00 + 1x R$300,00
Local: Rua Itororó, 195/101 – Menino Deus
Investimento:
R$ 700,00 Até 30/04À vista: R$530,00
A prazo em duas vezes: R$300,00 + 1x R$300,00
A partir de 01/05À vista: R$600,00
A prazo: R$350,00 + 1x R$350,00
A prazo: R$350,00 + 1x R$350,00
1) Pagamento parcelado
Na modalidade parcelado, o valor da primeira parcela (matrícula) é à vista (em dinheiro, cheque ou depósito bancário).
Demais parcelas: cheques pré-datados
Datas das parcelas: as parcelas caem no mesmo dia do mês do pagamento da matrícula.
Ex: pagando a matrícula dia 05/04, a 1a. parcela fica para 05/06.
Na modalidade parcelado, o valor da primeira parcela (matrícula) é à vista (em dinheiro, cheque ou depósito bancário).
Demais parcelas: cheques pré-datados
Datas das parcelas: as parcelas caem no mesmo dia do mês do pagamento da matrícula.
Ex: pagando a matrícula dia 05/04, a 1a. parcela fica para 05/06.
2) Pagamento à vista: Pagamento à vista em dinheiro ou cheque
3) Depósito bancário. Solicitar os dados pelo email cursos@tecniartfilmes.com.br
Programação: clique aqui para acessar a programação completa do curso
AULA 1 – 16/05 (segunda-feira), das 19h30 às 22h30
* Apresentação do curso.
* Princípios do roteiro de cinema (parte teórica do dia):
1) O Princípio: Diferenças entre roteiro de cinema e outros tipos de roteiro (TV, dramaturgia, etc.).
2) Exemplos das diferenças mais notórias de tipos de roteiro.
3) Técnicas e regras da escrita (formas de narração e dos diálogos, tipo de fontes e cabeçalhos).
2) Exemplos das diferenças mais notórias de tipos de roteiro.
3) Técnicas e regras da escrita (formas de narração e dos diálogos, tipo de fontes e cabeçalhos).
* Princípios do roteiro de cinema (parte prática do dia):
1) Primeiras ideias sobre os roteiros a desenvolver.
2) Debate de ideias entre o grupo.
2) Debate de ideias entre o grupo.
AULA 2 – 17/05 (terça-feira), das 19h30 às 22h30
* Princípios do roteiro de cinema (parte teórica do dia):
1) O Princípio: Depois de ideia, a história.
2) Noções de gênero.
3) Diferenças entre as histórias latino-americanas e de outras partes do mundo.
4) Alvo: A amostragem do público que pode estar enxergando histórias diferentes.
5) Como fazer uma escaleta e um planejamento de uma história.
2) Noções de gênero.
3) Diferenças entre as histórias latino-americanas e de outras partes do mundo.
4) Alvo: A amostragem do público que pode estar enxergando histórias diferentes.
5) Como fazer uma escaleta e um planejamento de uma história.
* Princípios do roteiro de cinema (parte prática do dia):
1) Eleição das histórias a desenvolver em grupo ou individualmente.
2) Em cada caso, perguntas e respostas para avançar com a história.
3) Jogo de aprendizado no prazo de dois dias de palestras.
4) Criação de uma escaleta e planejamento da história.
2) Em cada caso, perguntas e respostas para avançar com a história.
3) Jogo de aprendizado no prazo de dois dias de palestras.
4) Criação de uma escaleta e planejamento da história.
AULA 3 – 18/05 (quarta-feira), das 19h30 às 22h30
* Princípios do roteiro de cinema (parte teórica do dia):
1) O Princípio: A escolha dos personagens.
2) Desenvolvimento dos personagens: A importância dos nomes; a psicologia de cada um; a escolha dos aspectos físicos.
3) Desenvolvimento da estrutura de relação entre os diferentes personagens.
4) Comportamento dos personagens seguindo a problemática da história.
5) Diferenças entre os protagonistas e os antagonistas.
6) A importância e o desenvolvimento dos personagens secundários.
2) Desenvolvimento dos personagens: A importância dos nomes; a psicologia de cada um; a escolha dos aspectos físicos.
3) Desenvolvimento da estrutura de relação entre os diferentes personagens.
4) Comportamento dos personagens seguindo a problemática da história.
5) Diferenças entre os protagonistas e os antagonistas.
6) A importância e o desenvolvimento dos personagens secundários.
* Princípios do roteiro de cinema (parte prática do dia):
1) Leitura das diferentes escaletas e planejamento escritos pelos alunos.
2) Debate da evolução das histórias entre os estudantes.
3) Trabalho de desenvolvimento dos personagens de cada história, seguindo o princípio teórico das aulas anteriores.
2) Debate da evolução das histórias entre os estudantes.
3) Trabalho de desenvolvimento dos personagens de cada história, seguindo o princípio teórico das aulas anteriores.
AULA 4 – 19/05 (quinta-feira), das 19h30 às 22h30
* Princípio do roteiro de cinema (parte teórico do dia):
1) O Princípio: A estrutura do roteiro. Plot.
2) Projeto da duração do script.
3) Inserir os personagens delineados na história. Compatibilidades e incompatibilidades entre os personagens e a história.
4) O início do script: Apresentação da história e as técnicas para capturar o público desde o início.
5) Conhecimento das regras do roteiro para estabelecer e pôr em prática todo o script.
6) Ruptura e impossibilidade de quebrar algumas regras padronizadas desde o início.
7) Exemplos.
2) Projeto da duração do script.
3) Inserir os personagens delineados na história. Compatibilidades e incompatibilidades entre os personagens e a história.
4) O início do script: Apresentação da história e as técnicas para capturar o público desde o início.
5) Conhecimento das regras do roteiro para estabelecer e pôr em prática todo o script.
6) Ruptura e impossibilidade de quebrar algumas regras padronizadas desde o início.
7) Exemplos.
* Princípios do roteiro de cinema (parte prática do dia):
1) Leitura dos personagens pelos alunos.
2) A discussão entre os alunos sobre os personagens feitos, liderado pelo professor.
3) Início: Design de um script de curta-metragem baseado no resumo feito anteriormente.
4) Escreva as primeiras páginas
2) A discussão entre os alunos sobre os personagens feitos, liderado pelo professor.
3) Início: Design de um script de curta-metragem baseado no resumo feito anteriormente.
4) Escreva as primeiras páginas
AULA 5 – 20/05 (sexta-feira), das 19h30 às 22h30
* Desenvolvimento do roteiro (parte teórica do dia):
1) Desenvolvimento: A estrutura e as suas ramificações.
2) Como desenvolver a história sem que ela perca a qualidade.
3) Quais são os pontos da trama? Quando e como usar? Eleger ou eliminar de acordo com o tipo de roteiro.
4) Escrever as ações dos personagens e o espaço temporal da história.
5) Exemplos de ações dos personagens no espaço temporal.
6) As licenças e limitações de ação sobre as ações dos personagens para não invadir o trabalho dos outros itens de trabalho (gerentes de câmeras, atores, diretores, diretores de arte, etc.).
7 ) Desenvolvimento: As ações e diálogo a serviço do enredo.
8 ) Construção de diálogo. Questões de ordem técnica, formatos, etc.
9 ) Diretrizes para os diálogos são maneiras realista ou exageradas, segundo o gênero e o tom da história.
10 ) As informações da história do diálogo. Como não explicar tudo nos diálogos.
11 ) Como resumir ou ampliar o diálogo sem ser redundante.
12 ) Eleição de silêncio, se necessário, ao invés do diálogo: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
2) Como desenvolver a história sem que ela perca a qualidade.
3) Quais são os pontos da trama? Quando e como usar? Eleger ou eliminar de acordo com o tipo de roteiro.
4) Escrever as ações dos personagens e o espaço temporal da história.
5) Exemplos de ações dos personagens no espaço temporal.
6) As licenças e limitações de ação sobre as ações dos personagens para não invadir o trabalho dos outros itens de trabalho (gerentes de câmeras, atores, diretores, diretores de arte, etc.).
7 ) Desenvolvimento: As ações e diálogo a serviço do enredo.
8 ) Construção de diálogo. Questões de ordem técnica, formatos, etc.
9 ) Diretrizes para os diálogos são maneiras realista ou exageradas, segundo o gênero e o tom da história.
10 ) As informações da história do diálogo. Como não explicar tudo nos diálogos.
11 ) Como resumir ou ampliar o diálogo sem ser redundante.
12 ) Eleição de silêncio, se necessário, ao invés do diálogo: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
* Desenvolvimento do Roteiro (parte prática do dia):
1) A leitura das primeiras páginas.
2) A discussão entre os alunos sobre o que foi escrito, dirigido pelo professor.
3) Com base na nova teoria aprendida em sala de aula, reescrever as primeiras páginas e desenvolver a estrutura do script usando ou descartando pontos.
4) Adiantando o desenvolvimento do roteiro. Ideias em sala de aula, trabalhar em casa.
5) Leitura.
6) A discussão entre os alunos sobre o trabalho realizado.
7) Diálogos e montagem. Inclusão de diálogo na ação e correção dos diálogos previamente escritos como aprendeu na aula.
2) A discussão entre os alunos sobre o que foi escrito, dirigido pelo professor.
3) Com base na nova teoria aprendida em sala de aula, reescrever as primeiras páginas e desenvolver a estrutura do script usando ou descartando pontos.
4) Adiantando o desenvolvimento do roteiro. Ideias em sala de aula, trabalhar em casa.
5) Leitura.
6) A discussão entre os alunos sobre o trabalho realizado.
7) Diálogos e montagem. Inclusão de diálogo na ação e correção dos diálogos previamente escritos como aprendeu na aula.
AULA 6 – 23/05 (segunda-feira), das 19h30 às 22h30
* Desenvolvimento do roteiro (parte teórica do dia):
1) Desenvolvimento: reviravoltas na história.
2) Reticências, pontos de inflexão, clímax.
3) Como manter a lei da história, em vigor desde o início pode fazer mudanças na história.
4) Como manter o conflito e atenção do público.
5) Como não cair na repetição do conflito ou imitações comum (clichê) e pontos de vista de outras histórias.
6) Os métodos de contar histórias antigas cada vez mais obsoletos: Voice-overs, racconto, entre outros versus o método do cinema contemporâneo.
2) Reticências, pontos de inflexão, clímax.
3) Como manter a lei da história, em vigor desde o início pode fazer mudanças na história.
4) Como manter o conflito e atenção do público.
5) Como não cair na repetição do conflito ou imitações comum (clichê) e pontos de vista de outras histórias.
6) Os métodos de contar histórias antigas cada vez mais obsoletos: Voice-overs, racconto, entre outros versus o método do cinema contemporâneo.
* Desenvolvimento do Roteiro (parte prática do dia):
1) Leia o script com um novo diálogo.
2) A discussão entre os alunos sobre a história escrita.
3) Desenvolver pontos de articulação e elipses. Conseguir mudar a história, sem alterar a lei em vigor desde o início.
4) Continuar com a história, a remoção de narração, se houver, e da narrativa.
5) Continuar a escrever o roteiro.
2) A discussão entre os alunos sobre a história escrita.
3) Desenvolver pontos de articulação e elipses. Conseguir mudar a história, sem alterar a lei em vigor desde o início.
4) Continuar com a história, a remoção de narração, se houver, e da narrativa.
5) Continuar a escrever o roteiro.
AULA 7 – 24/05 (terça-feira), das 19h30 às 22h30
* Desenvolvimento do roteiro (parte teórica do dia):
1) Desenvolvimento: A chegada do nó do script.
2) Como corrigir os pontos frágeis do roteiro.
3) Como se aproximar do meio da história para se preparar para o resultado.
4) A evolução dos personagens.
5) Quadros escondidos, molduras.
2) Como corrigir os pontos frágeis do roteiro.
3) Como se aproximar do meio da história para se preparar para o resultado.
4) A evolução dos personagens.
5) Quadros escondidos, molduras.
* Desenvolvimento do Roteiro (parte prática do dia):
1) Ler o roteiro com os novos pontos de virada da história e elipses.
2) A discussão entre os alunos sobre o andamento do roteiro escolhido, sob a direção do professor.
3) Escrever o roteiro, apresentando enredos ocultos e subparcelas.
4) Evoluir na construção do roteiro estando quase na metade da história.
2) A discussão entre os alunos sobre o andamento do roteiro escolhido, sob a direção do professor.
3) Escrever o roteiro, apresentando enredos ocultos e subparcelas.
4) Evoluir na construção do roteiro estando quase na metade da história.
AULA 8 – 25/05 (quarta-feira), das 19h30 às 22h30
* Comercialização do roteiro (parte teórica do dia):
1) O Final: Preparativos para o fim da história.
2) Como lidar com os picos de tensão antes do final da história.
3) Como gerenciar a resolução de conflitos.
4) A ordem dos personagens e seus relacionamentos.
5) As terminações diferentes: final feliz, final trágico.
2) Como lidar com os picos de tensão antes do final da história.
3) Como gerenciar a resolução de conflitos.
4) A ordem dos personagens e seus relacionamentos.
5) As terminações diferentes: final feliz, final trágico.
* Comercialização do Roteiro (parte prática do dia):
1) Leia o roteiro escolhido, com ênfase nas parcelas e subparcelas.
2) Discussões entre os estudantes. Revisão geral da escrita até o momento para trazer o desfecho da história.
3) Acabar de escrever o nó da história e começar a escrever o resultado.
2) Discussões entre os estudantes. Revisão geral da escrita até o momento para trazer o desfecho da história.
3) Acabar de escrever o nó da história e começar a escrever o resultado.
AULA 9 – 26/05 (quinta-feira), das 19h30 às 22h30
* Comercialização do roteiro (parte teórica do dia):
1) O Final: Analisar a primeira versão de um script.
2) Como perder o medo de mudar as versões iniciais.
3) Instalação de novas versões de cenas. Desordem e capítulos de uma nova ordem.
4) Como reforçar a história, uma vez concluída.
5) Como analisar o trabalho inteiramente orientadas para o mercado: Design.
2) Como perder o medo de mudar as versões iniciais.
3) Instalação de novas versões de cenas. Desordem e capítulos de uma nova ordem.
4) Como reforçar a história, uma vez concluída.
5) Como analisar o trabalho inteiramente orientadas para o mercado: Design.
* Comercialização do roteiro (parte prática do dia):
1) A partir deste dia em todas as aulas práticas, haverá uma revisão de tudo que foi escrito até o momento.
2) Discussões entre os estudantes de terminações diferentes para escolher.
3) Escrever desfecho da história.
2) Discussões entre os estudantes de terminações diferentes para escolher.
3) Escrever desfecho da história.
AULA 10 – 27/05 (sexta-feira), das 19h30 às 22h30
* Comercialização do roteiro (parte teórica do dia):
1) A Comercialização: Como vender a história.
2) Estratégia para produtores e jurados leiam o roteiro.
3) Preparação do projeto.
4) Como criar sinopses vencedoras.
5) Pitch. Como fazer um bom pitching.
6) Trabalhar com as distintas versões do roteiro para quem vai ler: Criar diferentes versões para atores, produtores e diretores de departamento.
7) A Revisão: Resumo de tudo que foi aprendido nas aulas teóricas.
8 ) Esclarecimento de dúvida dos alunos.
9) O trabalho como roteirista profissional e segredos úteis.
10) Fim das aulas, discutindo experiências pessoais e profissionais.
2) Estratégia para produtores e jurados leiam o roteiro.
3) Preparação do projeto.
4) Como criar sinopses vencedoras.
5) Pitch. Como fazer um bom pitching.
6) Trabalhar com as distintas versões do roteiro para quem vai ler: Criar diferentes versões para atores, produtores e diretores de departamento.
7) A Revisão: Resumo de tudo que foi aprendido nas aulas teóricas.
8 ) Esclarecimento de dúvida dos alunos.
9) O trabalho como roteirista profissional e segredos úteis.
10) Fim das aulas, discutindo experiências pessoais e profissionais.
* Comercialização do Roteiro (parte prática do dia):
1) Forte revisão do escrito até o momento para avançar no desenvolvimento da história.
2) Debate entre os alunos.
3) Seguir escrevendo a história.
4) Forte revisão do que estudamos anteriormente.
5) Discussões entre os estudantes.
6) Complete o primeiro rascunho do roteiro escolhido.
2) Debate entre os alunos.
3) Seguir escrevendo a história.
4) Forte revisão do que estudamos anteriormente.
5) Discussões entre os estudantes.
6) Complete o primeiro rascunho do roteiro escolhido.
Pablo Meza nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1974. Formou-se diretor de cinema pela Fundación Universidad del Cine em 1997, época em que trabalhava para o canal argentino Telearte SA. Paralelamente a formação universitária, fez cursos de roteiro com Martín Salinas e Jorge Goldenberg.
Atualmente, além de diretor e roteirista, Meza dá aulas de roteiro no Instituto Vocacional de Arte de Buenos Aires e consultoria de roteiros a profissionais do mercado de forma independente.
Entre 1995 e 1998 dirigiu três curta-metragens em 16mm: “Detrás de la Ventana”, “Voces Blancas” e “Estudiante de Cine”. Seus trabalhos de maior destaque como roteirista e diretor são:
- “La Vieja de Atras” (2010 – Longa-metragem em 35mm)
- Co-produção Argentina – Brasil
- Estreou na Argentina em 20 de janeiro de 2010
- Prêmios de formação de roteiro que financiaram o filme:
- The Global Film Initiative (EUA)
- Fundo de ajuda para co-produção para filmes dos países da Ibero América (Ibermedia) - Seleções e Prêmios:
- Melhor Ator: 38º Festival Ibero-americano de Cinema de Gramado, Brasil – 2010
- Melhor Roteiro: 38º Festival Ibero-americano de Cinema de Gramado, Brasil – 2010
- Seleção Oficial: 34º Festival Internacional de Cinema do Cairo, Egito – 2010
- Seleção Oficial: 25º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata – 2010
- “Buenos Aires 100 km” (2004 – Longa-metragem em 35mm)
- Prêmios de roteiro que financiaram o filme:
- “Melhor Roteiro Inédito” no 23º Festival Internacional de Cinema de Havana
- Ajuda a produção para produção de filme pelo Fonds Sud Cinéma, França - Competiu em 30 Festivais Internacionais de Cinema, obtendo 15 prêmios
- Seleções:
- Festival Internacional de Cinema de San Sebastián – 2004: melhor roteiro original e prêmio de especial do juri
- Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, Espanha – 2004: melhor filme e melhor roteiro original
- Festival de Cinema Latino-americano de Lleida, Espanha – 2005: melhor fotografia e melhor música original
- Providence Latin American Film Festival, Rhode Island, USA – 2005: prêmio especial do juri
- Festival de Cinema Latino-americano de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia – 2005: melhor diretor
- Festival de Cinema Latino-americano de Washington – 2005: melhor filme
- Festival de Cinema Latino-americano de Cinema de Quito, Equador – 2005: prêmio especial do juri
- Festival de Cinema Ibero-americano de Viña del Mar, Chile – 2005: prêmio de melhor filme
- Festival de Cinema Ibero-americano de San Rafael Mendoza, Argentina – 2005: prêmio de melhor filme estrangeiro - O Filme estreiou em fevereiro de 2005 nas melhores salas comerciais da Argentina. Foi distribuído para diversos países como Espanha, França, Estados Unidos, México, Brasil, República Dominicana, Peru, Colombia, Venezuela, Equador e Uruguai.
Veja alguns cursos ministrados por Meza:
- Oficina de Roteiro no Festival de Cinema de Porto Alegre
- Oficina de Roteiro no Festival de Cinema Icaro de Guatemala
- Workshop de Roteiro no Festival de Cinema de Saladillo, Argentina
- Worshop de Roteiro no Festival de Cinema de Ibertigo de Las Islas Canarias
- Worshop de Roteiro para Avila TV de Caracas, Venezuela
2 comentários:
Olá, adorei as notícias do curso do Pablo Meza, mas tentei escrever para o pessoal da TecniArt ou acessar o site e não consegui nada. Sabem como posso fazer contato com eles? Obrigada, Eliana Guedes.
Olá, adorei as notícias do curso do Pablo Meza, mas tentei escrever para o pessoal da TecniArt ou acessar o site e não consegui nada. Sabem como posso fazer contato com eles? Obrigada, Eliana Guedes.
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