quarta-feira, 27 de abril de 2011

Roteiro Adaptado com David F. Mendes: Maio no Rio

ROTEIRO ADAPTADO - DA LITERATURA AO CINEMA


com David França Mendes
10, 17, 24, 31 MAI e 7, 14 e 21 JUN
Terças, das 19h às 21h30 

O objetivo desse curso identificar as diferenças essenciais entre a linguagem cinematográfica e a linguagem literária e as dificuldades ligadas ao processo de adaptar literatura ao cinema. As principais técnicas serão apresentadas ao longo de um processo que inclui a escrita de um esboço de roteiro adaptado por parte dos alunos.

David França Mendes, diretor e roteirista, encarregado do curso, adaptou para o cinema o livro de Sérgio Sant’Anna "Um Romance de Geração", o livro de Fernando Moraes "Corações Sujos" e está atualmente escrevendo a adaptação cinematográfica do romance de Roberto Bolaño "Estrela Distante".

Curso em 7 de aulas de 2h30 cada

Aula 1: Diferença estrutural entre roteiro e texto literário. A especificidade da narrativa dramática. A necessidade do controle do tempo. Apresentação do texto a ser adaptado pelo grupo.

Aula 2: Análise funcional do texto literário visando a adaptação: como olhar o texto como um roteirista? Idenfiticação de tema, conflito, abordagem e escolha de recorte. Início da aplicação desses conceitos e técnicas ao texto que será adaptado pelo grupo.

Aula 3: As decisões do adaptador. A questão da fidelidade, a necessidade de apropriação da obra pelo roteirista, a liberdade do roteirista no roteiro adaptado. Como escolher o que fica e o que sai, o que se mantém e o que se modifica do livro? Aplicação dessas técnicas ao texto de trabalho do grupo.

Aula 4: A estrutura dramática. Os princípios mais importantes da estrutura dramática precisam ser entendidos para fazer a adaptação. Técnicas de estruturação. Aplicação dessas técnicas ao texto de trabalho.

Aula 5: Apresentação pelos alunos das suas propostas de estrutura adaptada a partir do texto de trabalho do grupo, crítica das propostas, trabalho em cima das propostas aplicando técnicas de estrutura.

Aula 6: Apresentação pelos alunos de cenas escritas a partir das estruturas/propostas definidas na aula anterior. Crítica das cenas e apresentação de ténicas de redação e diálogos.

Aula 7: Apresentação final de textos, discussão das dificuldades do processo e de como ultrapassá-las. Identificação da origem dos principais problemas. Recapitulação dos principais conceitos, do ponto de vista desta vez de uma turma que enfrentou o processo prático de uma tentativa de adaptação. Dúvidas finais.

Currículo:

David França Mendes é diretor e roteirista, com trabalhos em cinema e televisão. Em 2009, lançou o longa-metragem "Um Romance de Geração", que escreveu e dirigiu, e a série "Quase Anônimos", do Multishow, da qual foi criador e fez roteiro final. Em 2011 será lançado "Corações Sujos", filme de Vicente Amorim, do qual fez o roteiro, e estreará sua primeira peça de teatro, "Não é Amor". Escreveu o roteiro dos longas-metragens "O Caminho das Nuvens", "2000 Nordestes" (do qual é também co-diretor) e "Irmãos de Fé", dirigiu e roteirizou quatro curtas-metragens e centenas de programas de TV. Foi diretor de desenvolvimento da produtora Mixer de 2006 a 2009. Atualmente, escreve o roteiro para um longa metragem em co-produção Brasil-França, também para a Mixer, e prepara seu segundo longa como diretor.


Valor: R$ 600,00


http://www.telezoom.com.br/espaco/imagens/logo2.jpg

http://www.telezoom.com.br/espaco/imagens/endereco.jpg

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura