segunda-feira, 14 de março de 2011

Curso com Luiz Bolognesi: Maio 2011 em SP

CINEMA DE PERSONAGEM
A antropologia como ferramenta na construção do roteiro

http://www.obarco.com.br/cursos/cinema/luiz-bolognesi.html

A maior riqueza do método antropológico na construção de roteiros é que se pode chegar a personagens que não são meras projeções do imaginário e valores pessoais, mas representações de mundo dotadas de alteridade.
Construir personagens que expressem alteridade em relação ao criador é uma das maiores dificuldades de qualquer roteirista. Somos criadores menores quanto mais presos a nosso umbigo estiverem nossas personagens.
Conhecer no método antropológico significa valorizar o estranhamento. Não entender e ser surpreendido são os marcos iniciais da odisséia narrativa.
O método antropológico tem especial interesse naquilo que faz o outro diferente, no que ele tem de inconfessável, indizível ou não aceito pelo senso comum. Foi este o método de trabalho com os idosos em Chega de saudade, com os kaiowá em Terra vermelha e com os adolescentes em As melhores coisas do mundo.
Para todos os interessados em cinema e TV

Carga total: 12 horas - 4 encontros




Luiz Bolognesi
de 5 a 26 de maio
quintas

das 19h30 às 22h30
valor:2x 200,00

Luiz Bolognesi estudou antropologia na USP. Foi redator na Folha de São Paulo e na TV Globo. Escreveu o roteiro dos filmes Bicho de sete cabeças (2001), O mundo em duas voltas (2006), Chega de saudade (2008) e As melhores coisas do mundo (2010), que receberam prêmios de melhor roteiro da Academia Brasileira de Cinema, APCA e nos Festivais de Recife e Brasília.
Escreveu com Marco Bechis o roteiro de Terra Vermelha (2009), que esteve em competição no Festival de Veneza e venceu o prêmio da revista Bravo de melhor filme de 2009.
É criador e coordenador dos projetos culturais Cine Tela Brasil, Oficinas Tela Brasil e Portal Tela Brasil, que distribuem cinema nas periferias e oferece cursos audiovisuais para jovens moradores de periferia.




Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426
Pinheiros  -  São Paulo -SP

Telefone: (11) 3081-6986 - http://www.obarco.com.br/ 

(11) 3081-6986




2 comentários:

Wesley disse...

opa. publique essa oficina de roteiro com Di Moretti ak em Curitiba.

http://omicronfotografia.com.br/oficinacinema.php

Até!

Thiago Barone disse...

Estou fazendo o curso, ontem foi a primeira aula.

Posso adiantar que foi MUITO bom! Temos mais três aulas e acredito que serão espetaculares.

Últimos Cursos Publicados

Procura