terça-feira, 8 de março de 2011

Roteiro para TV com Fausto Galvão no Rio: Março 2011

http://www.oficinafaustogalvao.blogspot.com/

OFICINA BÁSICA DE ROTEIRO PARA TV

PROGRAMA:

1- O que é um roteiro:

O que é ? Não é literatura, nem peça de teatro. O roteiro de tv é história contada em imagens. É a estrutura básica, a forma,  e nela se ergue todos os elementos do enredo.

2- A idéia:

Para se escrever um roteiro é preciso ter uma idéia. Há milhares de anos contamos e recontamos as mesmas histórias, o que nos tornará um pouco original, nunca totalmente, é a maneira de contar essas mesmas velhas histórias.

3- As personagens 

Conhecer suas personagens, qualificá-la, personificá-la, desenvolver sua história na sinopse, são etapas do tópico sobre personagens.

4- A sinopse

Escrever a sinopse, torná-la clara e de fácil entendimento. Saber o motivo de sua feitura, o que nela deve conter, encontrar, localizar desejos e dificuldades das personagens.

5-  A estrutura:

Estruturar é fragmentar a história em momentos, criar situações  dramáticas que se convertam  em cenas. Exercícios práticos serão realizados. Vamos analisar formatos, estabelecer comparações com produções e descobrir o quanto teremos que escrever para preencher o formato da história. 

6- Os diálogos:

Transformar em palavras os pensamentos das personagens, determinar  o tempo dramático  das cenas. Os tipos de diálogo, as indicações, os ganchos e os clímax que podemos utilizar.

7- O roteiro final:

Escrever e rescrever, receber críticas, encontrar o melhor tratamento. Refazer cenas interias, desmembrar, cortar, juntar e fazer perguntas. Escrever e rescrever. 

E mais:

Legislação, direitos sobre a obra, quanto se pode ganhar com ela. 

QUEM É FAUSTO GALVÃO?

Brasileiro, ator de formação, roteirista e educador. Como roteirista de televisão  escreveu para os programas "Você Decide", "Carga Pesada", "Brava Gente" e foi autor colaborador nas novelas "Laços de Família", "Mulheres Apaixonadas", "Páginas da Vida", "Como Uma Onda",  "A Favorita" e "ARAGUAIA" em exibição. Em 2005 lançou o livro " O Nada que provoca o caos - um livro de anotações".

Formado em Artes Cênicas, trabalhou em teatro e televisão como ator. Em 1995 ganhou uma bolsa de estudos para estudar roteiro na Universidade Autônoma de Barcelona. No ano seguinte cursou a escola de Cine y Vídeo de Santo Antônio de Los Baños em Cuba.

Em 1996 foi contratado pela Rede Globo, onde permanece até hoje. Paralelamente ministra cursos de roteiros no Rio de Janeiro, em diversas capitais do Brasil, além de Buenos Aires e Lisboa.
Entre alguns prêmios destaca a Menção Honrosa que recebeu aos dezenove anos quando escreveu seu primeiro roteiro para cinema, prêmio concedido pelo Rio Cine Festival.

Baseado no trabalho diário como roteirista , em suas pesquisas e nos cursos que fez dentro e fora do Brasil, elaborou um programa de cursos e workshops para iniciantes que desejam aprender e exercitar o como escrever para tv.

INFORMAÇÕES:

DATA: DE 29 de março até 3 de maio (terças e quintas) Não havera aula no dia 21 de abril
DAS 20h as 22h
VALOR: R$: 700,00 (setecentos reais)
INSCRIÇÕES:
com Mônica Vilela e Miguel de Oliveira
vilela.monica@gmail.com
Tel: (21)95845884 / (21)99176055
LOCAL: TEMPO GLAUBER
END: Rua Sorocaba 190 , Botafogo - Rio de Janeiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA: MINAS DE IDEIAS
ascom@minasdeideias.com.br 
Tel.: 21 86355636 FÁBIO AMARAL

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura