domingo, 13 de junho de 2010

Intensivo de Roteiro com Aarón Fernández: Julho em SP

Intensivo de Roteiro

Para aproveitar plenamente a oficina intensiva, é fundamental que o aluno tenha de antemão uma ideia ou uma sinopse breve para um roteiro de curta metragem de no máximo 10 minutos, a qual será desenvolvida na oficina.
Não é necessário ter conhecimentos básicos de escrita de roteiro ou de dramaturgia, mas é recomendável ter aptidão e gosto pela escrita como uma atividade regular.
Os alunos terão uma introdução às diferentes ferramentas e elementos básicos da dramaturgia e narrativa, que os ajudarão a desenvolver as ideias dos seus roteiros. Ao final da oficina, deverão obter ao menos uma escaleta do curta metragem e um método sólido para desenvolver o roteiro até o final.
Durante as aulas, serão expostas as bases da escrita do roteiro (estrutura, conflitos, caracterização, diálogos etc), usando como apoio exemplos de textos ou fragmentos de filmes. Diariamente serão feitos exercícios de escrita, individuais e coletivos, para dar sustento ao conteúdo da aula.
Haverá exercícios individuais para realização em casa, que servirão de material para as aulas e os exercícios seguintes.

Professores

Aarón Fernández

Turmas

Próximas turmas: 2 a 16 de julho
De segunda à sexta-feira das 19h30 às 22h30
Recesso em 09/07 - feriado estadual

Investimento

R$ 810,00 à vista (10% de desconto) ou 2x de R$ 450,00 [R$900,00]
Mastercard (débito/crédito),VISA (débito/crédito), depósito, cheque ou dinheiro
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
*A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se no direito de não devolver a taxa de reserva de vaga.

Conteúdo Programático

1) Definir o que é um roteiro em suas diferentes formas
a) Ideia ou storyline, sinopse, argumento, escaleta, tratamento, roteiro literário, roteiro técnico.
b) Os pontos de partida das histórias. Como ir além desses pontos de partida e encontrar o que faz de uma idéia um bom começo de roteiro.
c) Como apresentar uma idia ou uma sinopse de filme (pitching) e as vantagens de fazê-lo em público.

2) O corpo do roteiro

a) O estilo e a sintaxe do texto de roteiro. Como descrever imagens e sons, ações, movimentos e enquadramentos.
b) O formato editorial comum e profissional do roteiro literário, as diferentes convenções de formato de edição de sequências e diálogos.

3) Estrutura, forma e ritmo
3.1 O modelo clássico:
a) Elementos fundamentais da dramaturgia e da narrativa clássica:
* O conflito. Definição do conflito, seu interesse dramático. Exemplos de conflitos em filmes clássicos e modernos. Diferença entre conflito e objetivo.
* O protagonista e os personagens secundários. Como caracterizar os personagens.
* Os obstáculos ou impedimentos.
b) Os três atos dramáticos. Definição e exemplos de cada ato dramático do modelo clássico.
c) O clímax e o ritmo ascendente clássico. Os nós dramáticos ou plot points.
d) A unidade de tempo e a unidade de ação.

3.2 Outros modelos de estrutura e forma:
a) Modelos que desconstroem e reconstroem a estrutura clássica. Crônicas, ensaios, modelos discursivos, filmes radicais, etc.
b) O cinema moderno e contemporâneo frente ao modelo clássico

3.3 Diversos elementos narrativos e de trama: voz em off, flashback, flashforward, colagens, ponto de vista e focalização.
4) Os diálogos
a) A função dramática e narrativa dos diálogos.
b) A função realista e emotiva da palavra.
c) As frases célebres (quotes ou mots d’auteur).
5) Questões específicas da adaptação de textos preexistentes, literários ou não.

Aarón Fernández

Mexicano, formado em estudos cinematográficos e audiovisuais pela universidade Sorbonne (Paris, França), com especialização em direção e roteiro. Escreveu e dirigiu quatro curtas-metragens de ficção.
Seu primeiro longa-metragem de ficção, Partes usadas (2007), participou de mais de 35 festivais internacionais, obtendo vários reconhecimentos, entre os quais o prêmio de melhor filme de estreia do Festival de cine en Guadalajara 2007 (Guadalajara, México); o prêmio “Glauber Rocha” ao melhor filme latino-americano do Festival des Films du Monde de 2007 (Montreal, Canadá); o segundo prêmio na categoria filme de estreia do Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de 2007 (Havana, Cuba); e o de melhor filme do Cinesul 2008 (Rio de Janeiro, Brasil). Recentemente foi selecionado, ao lado de outros sete filmes, para a Programação Iberoamericana, exibida em novembro deste ano no MoMA em Nova York.
Atualmente desenvolve seu segundo longa-metragem, Las horas muertas, escrito dentro do programa de residência auspiciado pela Cinéfondation do Festival de Cannes.

Observações

1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.
2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.
3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.
4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.
5. Programação sujeita a alterações.









Academia Internacional de Cinema
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142
Higienópolis - São Paulo SP - Brasil
+55 (11) 3826 7883 info@aicinema.com.br

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura