sábado, 12 de junho de 2010

Curso de roteiro com Helder Vieira: Julho em Recife


Inscrições até 30 de junho

Carga Horária:
36 horas

Valor:
R$ 270,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 150,00
Local: Espaço Aurora Filmes

VAGAS LIMITADAS

Objetivo:


Introdução ao processo de criação do roteiro cinematográfico, sua linguagem e ferramentas, tendo como objetivo final a elaboração individual de um 1º tratamento de um roteiro de curta metragem por parte dos alunos.

Metodologia:

Explanações teóricas, visualização e análise de curtas metragens e trechos de filmes em DVD. Exercícios práticos abordando as várias etapas de elaboração de um roteiro (atividades em sala de aula e extra-classe). Análise do 1º Tratamento de roteiro desenvolvido por cada aluno no final do curso.
O certificado será garantido com 80% de participação do aluno nas aulas e elaboração dos exercícios práticos solicitados.

Conteúdo Programático:
- Linguagem Audiovisual: elementos que compõem um roteiro cinematográfico;
- Introdução às etapas de elaboração de um roteiro: idéia; story line; sinopse; perfil dos personagens; argumento; escaleta; 1° tratamento;
- Introdução à dramaturgia: conceito de “drama” e “dramaturgia”;
- Estrutura Narrativa;
- O Conflito (central e secundários);
- O Paradigma da Narrativa;
- A Construção do Personagem: caracterização do personagem, perfil e motivações; conflito interno e externo;
- Perfil do personagem e o diálogo;
- Formatação do Roteiro: formatos, rubricas, diálogos, descrição;
- Cena e Seqüência;
- Dicas práticas para escritura do Roteiro;
- Roteiro para documentário: possibilidades de estruturas;
- Visualização de Curtas e Análise de estruturas narrativas;
- Análise em sala de aula dos roteiros produzidos pelos alunos.

Ministrante: Helder Vieira
 Com quase quinze anos de experiência na produção audiovisual e cerca de cinco anos na docência de nível superior, ministrando a disciplina Criação e Produção Publicitária para Rádio, Televisão e Cinema, o produtor, roteirista e diretor Helder Vieira, atuou durante nove anos como Coordenador de Produção da Rede Globo Nordeste, onde criou, roteirizou, produziu e dirigiu a série Causos e Cantos, em 2008 e 2009, co-dirigiu o Especial Baile do Menino Deus, em 2007 e 2008, entre outros programas musicais. Também co-produziu, co-roteirizou e co-dirigiu o documentário Solano Trindade100 Anos, roteirizou e dirigiu o documentário Fazendo a RevoluçãoFim de Feira, co-roteirizou e dirigiu o DVD Teatro Instrumental A TrilhaAntúlio Madureira, dirigiu o DVD Girassol de DesejosIrah Caldeira, entre outros trabalhos. Bacharel em Comunicação Social Habilitação em Radialismo e TV – está concluindo a Especialização em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco.    

Mais informações:

Aurora Filmes
Rua da Aurora, 987
Telefone: 30919338
www.aurorafilmes.org

2 comentários:

CEREBRAL BRAND disse...

Sou redator publicitário e tenho a maior vontade de fazer um curso desses , a grade parece boa e aqui em Aracaju não tem muito a oferecer em relação a comunicação.

O Paroleiro Moderno disse...

Gostaria muito de participar do seu curso, mas no lugar citado, pode ter certeza de que vai perder bons alunos e conseguir uns tantos apenas dispostos a pagar. Por que é isso que essa tal instituição quer. Pessoas silenciosas, mas que paguem.

Últimos Cursos Publicados

Procura