sexta-feira, 11 de junho de 2010

Curso de curta de ficção com João Inácio: Junho em Belém

Unama oferta curso de roteiro cinematográfico

Com o objetivo de ampliar e renovar a produção audiovisual no Estado, a Universidade da Amazônia promove o curso de extensão “Roteiro Cinematográfico: curta de ficção”, voltado para a formação básica de pretensos roteiristas, abordando desde aspectos teóricos e práticos da dramaturgia, da construção de roteiros e do argumento cinematográfico, até a construção e elaboração de um roteiro de curta-metragem dentro das exigências do Ministério da Cultura. As inscrições ficam abertas até o dia 14 de junho, quando se iniciam as aulas.

A oficina acontecerá de 14 a 25 de junho, com aulas diárias, totalizando 20h/a. De acordo com o coordenador de cinema e cultura da Unama, João Inácio, os alunos terão a oportunidade de fazer exercícios práticos sobre estruturação de seqüências, cenas, planos, angulação, movimentos de câmera, montagem. Assim como aspectos básicos de roteiro original e conceitos de adaptação cinematográfica de obras literárias. “Vamos em conjunto tecer reflexões sobre a especificidade de cada uma das linguagens, incluindo a música, o teatro, as artes plásticas e gráficas, os quadrinhos entre outras”, destaca o coordenador.

Ao final do curso, o professor espera ter alunos capazes de transpor a linguagem literária para o cinema e deusar elementos que possibilitem a criação de significados na cinematografia. “As explanações serão seqüencialmente exemplificadas com exibição de trechos de filmes conhecidos e a leitura do roteiro de suas respectivas cena. Também iremos disponibilizar textos de autores paraenses para serem roteirizados até a construção de roteiros cinematográficos individuais ou coletivos de curta-duração”, explica.

SERVIÇO:

As inscrições podem ser feitas nos campi Alcindo Cacela e BR da Unama, no horário comercial. O investimento é de R$ 40,00 e, ao final do curso, será entregue um certificado, com carga horária de 20h/a. Mais informações: 4009-3118 / 4009-3122 / 4009-3176 ou pelo e-mail supex@unama.br e pap@unama.br.

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura