terça-feira, 21 de julho de 2009

Narrativa para Cinema e Televisão na AIC em SP

Curso de Narrativa para Cinema e Televisão:

Em agosto a AIC - Academia Internacional de Cinema lançará o curso NARRATIVA PARA CINEMA E TELEVISÃO, orientado pelo método da FICs - Fábrica de Idéias Cinemáticas e tem como objetivo ensinar, exercitar e orientar o aluno nos fundamentos sobre dramaturgia e técnicas de análise de roteiro.

Newton Cannito e Roberto d’Avila, sócios da FICs, pretendem transmitir aos alunos o método de criação de conteúdo desenvolvido pela FICs.

De 08 de agosto a 07 de novembro *recessos em: 5/9, 10/10 e 31/10
Sábados, das 10h00 às 17h00 - 1 hora de intervalo (11 encontros)
Local: Academia Internacional de Cinema
Endereço: Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142 – Cep: 01231-010
Tel.: (11) 3826-7883

www.aicinema.com.br

NARRATIVA PARA CINEMA E TELEVISÃO
Análise e teoria para escrita de roteiro e script doctoring
Próxima turma: 8 de agosto a 7 de novembro *recessos em: 5/9, 10/10 e 31/10
Sábados, das 10h00 às 17h00 - 1 hora de intervalo (11 encontros)

Descrição do curso:

Filosofia e Método

O advento das novas tecnologias trouxe para o cinema a democratização de sua produção, causando um grande "boom" de produção audiovisual. A grande maioria sofre com a falta de um bom roteiro. Escrever roteiros não é esperar pela visita das musas ou botar pra fora uma visão de mundo. Escrever roteiros é um ofício laborioso e constante, passível de ser aperfeiçoado como qualquer outra arte.

A análise de filmes é uma ferramenta essencial para quem pretende ser roteirista. Desde Aristóteles se sabe que o drama não se presta a cumprir fórmulas prontas, o que não significa que o drama não tenha sua própria organização intrínseca. As suas regras imanentes, passíveis de serem descobertas e aprimoradas para atingir um resultado expressivo de maior alcance.

A FICs – Fábrica de Idéias Cinemáticas – não compra a idéia do divórcio entre teoria e prática. A obra dos grandes realizadores, em qualquer campo, quase sempre vem acompanhada de reflexão sobre o próprio trabalho. A teoria – que preferimos chamar de reflexão – é muito útil no processo criativo. Se por um lado a criação precede a reflexão, por outro a reflexão a corrige e reorienta, num processo pendular. Um processo de desmontar o filme para entender seus mecanismos.

O trabalho de um roteirista não é sacar do coldre a regra mágica, mas sim inventar as regras do filme. Os melhores filmes não se encaixam em nenhum modelo teórico. Não adianta ver esses filmes com modelos pré-estabelecidos. A grande sacada analítica e criadora é entender as regras internas à obra.

O curso de "Narrativa para Cinema e Televisão"é orientado pelo método da FICs e tem como objetivo ensinar, exercitar e orientar o aluno nos fundamentos da dramaturgia e da narrativa.

O curso é baseado em aulas expositivas, leituras e debates de textos e análise de filmes. Os debates serão essenciais para auferir o entendimento do aluno e, com isso, ajudá-lo a aguçar sua sensibilidade e capacidade analítica.

O conteúdo do curso compreende: a) aprendizado do repertório teórico, com conceitos sobre dramaturgia, narrativa e gêneros, com a leitura e discussão de textos de referência; b) passeio pelos mais importantes sub-gêneros, como policial, sci fi, comédia e sitcom, com abordagem tanto de filmes como de séries televisivas; c) apresentação de repertório mais diretamente ligado à análise e escrita de roteiros, como curva dramática, tonalidade e procedimentos narrativos.

"Arte não é algo que se faz quando não há nada melhor pra fazer. É trabalho, e a obra de arte é uma obra como qualquer artesanato. Se a arte funciona, e se ela pode expor, organizar, explicar e pôr os problemas em perspectiva, então todos somos a matéria da arte".

Paul Schrader
(roteirista de Taxi Driver)

Realização

O curso “NARRATIVA PARA CINEMA E TELEVISÃO - análise e teoria para escrita de roteiro e script doctoring” será realizado durante o segundo semestre de 2009 em parceria entre a AIC - Academia Internacional de Cinema e a FICs – Fábrica de Idéia Cinemáticas. Uma das propostas do curso é formar colaboradores de roteiro que eventualmente possam vir integrar a equipe FICs.

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura