terça-feira, 6 de julho de 2010

Núcleo de Roteiro Audiovisual no B_arco: Agosto em SP

http://www.obarco.com.br/images/stories/marlon.jpgNÚCLEO DE ROTEIRO AUDIOVISUAL
com Aleksei Abib e Marcos Lazarini       

21 de agosto a 5 de dezembro
   
sábados
das 14h às 18h
valor:  4x de 300,00

Inspirado nos moldes dos Laboratórios realizados pelo Sundance Institut (EUA) e Fundación Carolina (Espanha), o Núcleo de Roteiro Audiovisual propõe que os participantes criem e desenvolvam, a partir de ideias apresentadas por eles mesmos, a primeira versão de um projeto completo de série ou minissérie audiovisual em episódios de 3 a 5 minutos, o que inclui conceito, argumento, criação de personagens, construção dos arcos dramáticos da temporada, e os roteiros dos três primeiros episódios.

Durante as 4 Etapas de realização do Núcleo os participantes terão a oportunidade de conhecer e aplicar na prática as técnicas mais utilizadas na criação audiovisual atual, além de outras criadas especialmente para o Núcleo, com imersão em conceitos teóricos fundamentais, casos de estudo em cinema e televisão, e o suporte de textos específicos de cineastas, teóricos e escritores consagrados como Paul Auster, Jorge Furtado, Aristóteles, David Mamet, Richard Curtis, Christopher Vogler e Joseph Campbell, entre outros. O método condutor dos trabalhos será o de Michael Rabiger, que estimula a observação de eventos externos e internos do cotidiano, e parte da experiência de vida e subjetividade de cada participante para a criação e desenvolvimento das histórias.

O Núcleo prevê ainda a participação especial de roteiristas da Autores de Cinema (A. C.) atuantes no mercado, em encontros com os participantes para debater seus processos de criação e trabalho.

Sem qualquer processo de seleção, o Núcleo de Roteiro Audiovisual é aberto a todos que tenham uma história para contar em imagens.
Cronograma de aulas

O Núcleo está estruturado em quatro etapas:

I)   Idéia, conceito, formato e  sinopse

II)  argumento: desenvolvimento de personagens e estrutura

III) escaleta : a narrativa em imagens

IV) roteiro com diálogos

Encontros: 12

Carga horária: 48 horas

* Não haverá aulas em semanas de feriados prolongados

CURRICULO DOS PROFESSORES

Aleksei Wrobel Abib é mestre em Literatura, com especialização na Universidade Livre de Berlim, autor e produtor de cinema. Entre seus principais trabalhos na escrita audiovisual somam os roteiros de “A Via Láctea”, longa de ficção que abriu a 46˚ Semaine Intl. de la Critique, Festival de Cinema de Cannes; a cinebiografia do político e professor Franco Montoro “A Poética Política de Montoro”; o documentário de longa-metragem “O Último Kwarup Branco” (“Melhor Documentário” no DOCSDF – Fest. Intl. de Documentários da Cidade do México, sel. oficial Festival “É Tudo Verdade”); e a novela “Água na Boca”, da qual foi roteirista. É ainda autor de roteiros premiados nacional e internacionalmente de curtas-metragens como “Infinitamente Maio” (prêmio de roteiro em Miami, Usa Channel/New York Film Academy, entre outros), e “O Encontro”, para o qual criou o idioma “cinemês”, no qual o filme é falado. Escreveu séries documentais e ficcionais para os canais de TV Futura, RBS e CNT, e trabalhou como script doctor para filmes em regime de co-produção internacional da produtora O2 filmes.  Foi  consultor do Laboratório Sesc-Rio de Roteiros em 2009, além  de coordenar a colaboração da Autores de Cinema (A.C.) com o Departamento de Cinema na Eca-Usp, em 2008. Na área de produção executiva, foi responsável por Desenvolvimento de Projetos no Programa Ibermedia, e atualmente produz o projeto “Melodrama”, selecionado pela Sav para representar o Brasil no pitching internacional do Morelia Lab, no México, em 2009.“Brasil Maravilha”, seu premiado curta de estréia na direção, foi exibido em mais de quarenta países, com passagem, entre outros, pelos festivais de Berlim e Rotterdam.

Marcos Lazarini:

Sua estréia na televisão foi em 1989, com a co-adaptação de “Capitães da Areia”, mini-série dirigida por Walter Lima Jr. exibida pela TV Bandeirantes.  Colaborou com Walter George Durst nas novelas “Tocaia Grande” (1995, TV Manchete) e “Os Ossos do Barão” (1997, SBT). Assinou sua primeira novela como autor na TV Record entre 2000/01 (“Vidas Cruzadas”). Supervisionou novelas no SBT entre 2004 e 2006 (“Seus Olhos” e “Os Ricos Também Choram”). Sua telenovela mais recente foi “Água na Boca”, em 2008, na Band. Em cinema, teve seu roteiro “Domingo no Parque” selecionado pela Fundación Carolina (Espanha) e Laboratório SESC de Roteiros. Escreveu ainda os roteiros de “Casamento Brasileiro”, produzido em 2009 e adaptou “Memórias de um Gigolô” (em produção). Atualmente, desenvolve o roteiro original “Melodrama”, selecionado para o III Diplomado Internacional en Producción Cinematográfica Iberoamericana (no Panamá, com apoio do Programa Ibermedia). “Melodrama” também foi selecionado pela Sav – Secretaria do Audiovisual/Minc - como o representante brasileiro no Morelia Lab 2009, evento integrante do Festival Internacional de Cinema de Morelia, México.

PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI.



Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros  -  São Paulo -SP
Telefone: (11) 3081-6986 - http://www.obarco.com.br/
(11) 3081-6986 begin_of_the_skype_highlighti

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura