sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Argumento e o Roteiro Cinematográficos: Junho em BSB

 Sábado, 19 de junho às 15h
Tema: O Argumento e o Roteiro Cinematográficos - Aula 1
Palestrante: Sérgio Moriconi

Unidade: Casapark Shopping Center
Endereço: SGCV - Sul, Lote 22, - Zona Industrial - Guará/DF
Local: Auditório

Sujeito a lotação. Capacidade de 60 lugares.

Seu ingresso é 1 kg de alimento não perecível!

Descrição

O Curso – O Argumento e o Roteiro Cinematográficos vai dar os fundamentos básicos da escrita cinematográfica dando atenção especial às diferenças entre o modo literário e o especificamente direcionado para a tela. Considerado um “conto visual”, o argumento sofre um processo interior de “decupagem” (escrita voltada para a construção de cenas), transformando-se, então, numa peça inteiramente distinta, muitas vezes considerada “não-literária”. Como outras expressões narrativas, o cinema forjou sua linguagem por empréstimo de outros campos de linguagem, como, por exemplo, a literatura e o teatro. Foi o teatro, que estabeleceu as bases do que se costuma chamar “dramaturgia clássica”. O nosso curso apresentará de forma didática as origens e os atributos fundamentais do que chamamos “drama”, ou seja, uma história narrada com começo meio e fim.

Essas origens são antigas. Elas remontam à Poética, de Aristóteles, e passam pela literatura de Dickens, Richardson e muitos outros autores do século XIX. Depois vieram os pioneiros do cinema: Griffith e também Eisenstein. Foram eles alguns dos importantes realizadores que sedimentaram, no cinema, o dito “modelo aristotélico”, consolidando uma semântica e sintaxe próprias à arte cinematográfica. A partir desses criadores se admitiu a existência daquilo que passou a se chamar “7ª arte”. A expressão havia sido cunhada, em 1927, por Riciotto Canuto. A intenção do teórico italiano era afirmar a nova expressão como algo mais do que uma simples novidade tecnológica. Quando foi “inventado” em 1895, o cinema não era nada além disso, uma simples invenção, um aparato técnico denominado “cinematógrafo”.

O cinema deixaria para trás o seu período pioneiro através dos já citados Griffith e Eisenstein. Conquistaria a emancipação pouco mais de uma década depois pelas mãos de Orson Welles e de um punhado de outros mestres europeus que reafirmariam e aperfeiçoariam as formas dramatúrgicas, a partir da consolidação das regras e modelos do argumento e do roteiro cinematográfico. O Argumento e o Roteiro Cinematográficos apresentará também, de forma sintética, a essência dessas duas formas de escritas cinematográficas, o argumento e o roteiro cinematográficos, mostrando as especificidades de cada uma delas. Nosso método consistirá em aulas expositivas teóricas, na apresentação e análise de filmes curtos e em pequenos exercícios práticos de iniciação.

Sobre o Palestrante:

Sergio Moriconi é Jornalista, cineasta e professor de cinema, formado pela Universidade de Brasília, Sérgio Moriconi milita há mais de 25 anos no cinema de Brasília.

É professor de cinema do Espaço Cultural 508 Sul onde ministra, com freqüência, cursos de cinema especialmente direcionados a jovens e adolescentes. Já ministrou cursos de cinema (sob os mais variados temas) na Funarte, UnB e Ministério da Cultura.

É o apresentador oficial, em Brasília, da série Encontro com o Cinema Brasileiro, que acontece mensalmente no Centro Cultural Banco do Brasil.

Integrou diversos júris de seleção e premiação do Festival de Brasília e também o Júri de premiação da Mostra de Cinema Luso-Brasileira de Santa Maria da Feira (Portugal), em 2000. Atualmente colabora com diversas publicações, entre elas o caderno Pensar, do jornal Correio Braziliense e a Revista Roteiro, como crítico de cinema.

Cronograma do Conteúdo:

Dia 19 – A Poética e o Modelo Aristotélicos; As Unidades de Ação Dramática

Dia 21 – A Idéia; A Escrita do Argumento e do Roteiro Cinematográfico

Dia 24 – O Conflito no Cinema; A Construção das Personagens e do Enredo; A Dramaturgia Clássica

Bibliografia Básica:

O Argumento Cinematográfico, de Dominique Parent-Altier; Edições Texto & Grafia; Coleção Mimésis Artes e Espetáculo

Orientações Importantes:
ATENÇÃO PARA AS NOVAS DATAS: 19, 21 e 24 de junho*.

Inscrições a partir do dia 07 de junho na seção de Artes da Loja.

Serão disponibilizadas 60 vagas, aqueles que excederem esse número entrarão para a lista de espera e deverão comparecer no dia da primeira aula (19/06) quando verificaremos o número de faltosos e ocuparemos as vagas remanescentes obedecendo a ordem de inscrição dos membros da lista de espera.

Convidamos todos os inscritos no curso a doar, além do 1Kg de alimento não-perecível, um agasalho. As doações serão recolhidas no dia da primeira aula (19/06).

NÃO HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADO.

----------
*Por razões que fogem ao controle da Livraria e do Palestrante, ficamos impossibilitados de realizar a aula do dia 23, por isso adiantamos a primeira aula para o dia 19 e mantivemos os dias 21 e 24.



Brasília - CasaPark Shopping Center - 61 3410 4033 Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura