segunda-feira, 14 de junho de 2010

Adaptação: A Literatura no Cinema: Julho no Rio

ADAPTAÇÃO: A LITERATURA NO CINEMA
Com Marcelino Freire, David França Mendes e Maria Camargo

30 horas / aula

Emissão de certificado (75% de frequência)
Data: 13 a 22 de julho (terças, quartas e quintas)
Horário: de 14 às 19h30
Local: Sala de Cinema 2 – Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Unidade Barroso)
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro.
Inscrições pelo site: www.literaturanocinema.com.br
Vagas limitadas!

Ementa:
O curso deverá ser uma oportunidade para que os interessados em escrever para o cinema tenham uma visão panorâmica de como trabalham o autor de um texto literário e o autor de um texto audiovisual, desde o desenvolvimento da história até a sua estruturação numa forma narrativa específica.

Módulos:
1) Criação Literária, com Marcelino Freire
Dias 13 e 14 de julho

2) Roteiro Cinematográfico, com David França Mendes
Dias 15 e 20 de julho

3) Adaptação, com Maria Camargo
Dias 21 e 22 de julho

MÓDULO 1 – CRIAÇÃO LITERÁRIA
Com Marcelino Freire

O escritor pernambucano abordará todos os gêneros literários, do microconto ao romance, e dará dicas de como "enxugar" o texto e trabalhar a concisão. Por meio de exercícios narrativos, os alunos vão ser instigados à criação de diferentes formatos literários.
Dias: 13 e 14 de julho
Terça e quarta, de 14 às 19h30

Sobre o professor:
Marcelino Freire nasceu em Sertânia, PE, e vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores brasileiros. Autor, entre outros, de Contos Negreiros (Editora Record), vencedor do Prêmio Jabuti 2006, e de RASIF – Mar que Arrebenta (Editora Record), finalista do Prêmio Jabuti 2009 e semifinalista do Prêmio Portugal Telecom 2009. Em 2004, idealizou e organizou a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê Editorial). Muitos de seus contos foram adaptados para teatro. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior. É o criador e curador do evento Balada Literária, que reúne anualmente quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, no bairro paulistano da Vila Madalena. Mais informações sobre autor e obra, acesse: www.eraodito.blogspot.com.

MÓDULO 2 – ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO
Com David França Mendes

O objetivo do curso é apresentar as principais técnicas e os princípios teóricos que norteiam o trabalho do roteirista de cinema: a construção do relato em forma de roteiro, a função dos personagens e o fluxo audiovisual através das descrições e diálogos.
Dias: 15 e 20 de julho
Quinta e terça, de 14 às 19h30

Sobre o professor:
David França Mendes é diretor e roteirista de cinema e TV. Seus trabalhos mais recentes incluem duas adaptações de livros: o longa-metragem Um Romance de Geração, que escreveu e dirigiu, baseado no livro homônimo de Sérgio Sant'Anna; e o roteiro do filme Corações Sujos, em fase de produção, dirigido por Vicente Amorim e adaptado do livro de Fernando Moraes. Em TV, seu trabalho mais importante foi a criação da série Quase Anônimos, exibida pelo canal Multishow. Escreveu vários outros longas, curtas, documentários e programas de TV, e, entre outros prêmios, foi finalista do NHK-Sundance Latin America Award. Foi diretor de Criação e Desenvolvimento da produtora Mixer e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas do Grupo Estação.

MÓDULO 3 – ADAPTAÇÃO
Com Maria Camargo

Adaptar. Transpor. Transformar. Recriar. O desafio de encontrar imagens para o que está dito em palavras. Na passagem da literatura para o cinema e a TV, o que é fidelidade e o que é traição? A partir de trechos de romances, contos e peças de teatro, analisaremos as especificidades de cada linguagem e suas possíveis relações com o audiovisual.
Dias: 21 e 22 de julho
Quarta e quinta, de 14 às 19h30

Sobre a professora:
Maria Camargo é roteirista de cinema e televisão, formada em cinema pela PUC-RJ e consultora dos Laboratórios de Roteiro SESC-RIO. Autora do livro O medo e o mar (Cia das Letras, 2009), é também diretora dos curtas metragens Se meu pai fosse de pedra (2010) e O coração às vezes para de bater (2009), uma adaptação do livro de Adriana Lisboa. Roteirizou filmes para produtoras como TV Zero, Mixer, Caradecão, 1001 Filmes e Luz Mágica, e foi duas vezes selecionada para o Laboratório SESC-RIO de Roteiros para Cinema com os longametragens Noite dos Vagalumes e A Mergulhadora. Na televisão, participou da criação do seriado Tudo novo de novo (TV Globo, 2009) e roteirizou programas como Sítio do Pica-Pau Amarelo e Por toda a minha vida. Ministrou cursos de adaptação para cinema no Laboratório Estação e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.



Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura