segunda-feira, 5 de abril de 2010

Oficina avançada com José Carvalho: Abril no Rio

 Oficina avançada de roteiros para cinema e TV

5 aulas, quartas-feiras:
28 de abril e 5, 12, 19 e 26 de maio
19h30 - 21h30
Valor: R$ 400,00
50% na inscrição, 50% em cheque pré-datado para até 30 dias
> Inscrição
>Enviar para um amigo
Hoje, com o conceito de narrativa pós-dramática, o roteiro voltado para experiências autorais tem encontrado novas formas de ampliar e potencializar a escrita audiovisual. A partir dessas novas experiências narrativas, o objetivo do curso é desenvolver exercícios dirigidos visando à elaboração de um argumento, uma escaleta, uma sequência de cenas e uma curva dramática.

28 de abril
O roteiro NRI (narrativo-representativo-industrial) e o roteiro NR (não-representativo). UA (unidade ação) e UT (unidade temática). Exercício 1: criação de um argumento NR (não-representativo).

5 de maio
A narrativa ilusionista e a narrativa anti-ilusionista. Transparência e opacidade. Teoria do drama moderno. Exercício 2: leitura crítica dos argumentos NR (não-representativos) concebidos.

12 de maio
Exibição comentada de filme NR (não-representativo). Exercício 3: criação de uma sequência a partir dos argumentos apresentados.

19 de maio
Diluição do protagonista. O anti-herói. O elemento épico no roteiro autoral. Antifluxo vertical e final aberto. Exercício 4: leitura crítica da curva dramática da sequência apresentada.

26 de maio
O protagonista passivo da narrativa contemporânea. O anti-herói cínico. O metamelodrama. A narrativa pós-dramática.

José Carvalho é roteirista de cinema e TV. Mestre em Literatura pela PUC-Rio, onde leciona nos cursos de Cinema, Artes Cênicas e Formação de Escritor. Principais créditos: os longas-metragens ficcionais O primeiro dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, e Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hambúrguer; o longa-metragem documental Cinderelas, lobos e um príncipe encantado, de Joel Zito Araújo; a telenovela: Xica da Silva, direção de Walter Avancini; e o programa de TV Carga pesada, direção de Roberto Naar.

Polo de Pensamento Contemporâneo: Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060 Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Um comentário:

Unknown disse...

nossa adorei ler a respeito de roteiro , será que posso sendo publicitaria de formação me tornar uma roteirista?????

Últimos Cursos Publicados

Procura