quarta-feira, 31 de março de 2010

Roteiro Avançado com Aáron Ferndández na AIC: Abril em SP

Oficina de Roteiro Avançado

É recomendável ter conhecimentos básicos de escrita de roteiro, de dramaturgia e de narrativa, além de ter aptidão e gosto pela escrita como uma atividade regular.
Para aproveitar plenamente a oficina, é fundamental que o aluno tenha uma ideia ou uma sinopse breve para um roteiro de curta-metragem com duração entre 10 e 20 minutos, a qual será desenvolvida na oficina. Assim o aluno poderá exercer na prática os ensinos teóricos dados na aula.
Também é recomendável que o aluno possa ler textos em inglês.

http://www.aicinema.com.br/cursos/oficina-de-roteiro-avancado

Professor

Aáron Ferndández

Objetivos

Os alunos terão uma introdução às diferentes ferramentas e elementos básicos da dramaturgia e narrativa, que os ajudarão a desenvolver as ideias dos seus roteiros. Ao final da oficina, o aluno terá adquirido um método sólido para aprimorar a escrita de roteiros. Terá desenvolvido ao menos o argumento e, se possível, a primeira versão do roteiro de um curta-metragem.

Metodologia

Durante as aulas, serão expostas as bases da escrita do roteiro (estrutura, conflitos, caracterização, diálogos etc.), usando como apoio exemplos de textos ou fragmentos de filmes. Serão feitos exercícios de escrita individuais ou coletivos para dar sustento a certos conteúdos da aula.
Haverá exercícios individuais para realização em casa, os quais servirão de material para as aulas e para os trabalhos posteriores. Esses exercícios são fundamentais para o bom desenvolvimento da oficina e sua não-realização poderá prejudicar o progresso do aluno na escrita do seu próprio projeto.

Turmas

Próxima turma: 28 de abril a 30 de junho de 2010.
Às quartas-feiras das 19h30 às 22h30

Investimento

3X R$300,00 ou R$810,00 à vista
VISA (DÉBITO/CRÉDITO), DEPÓSITOS, CHEQUE OU DINHEIRO
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Pré-Requisitos

Não há pré-requisitos

Conteúdo Programático

1- Modelo dramatúrgico: Revisão dos fundamentos clássicos.
O conflito: grandezas e limitações.
Os elementos essenciais: protagonista, objetivo, obstáculo.
A estrutura em três atos.
Elementos básicos de narrativa: narrador, tempo narrativo, elipses, ponto de vista e focalizacão.
Construção da trama: pontos dramáticos e clímax.
A manipulação do espectador: mecanismos e ferramentas para manter a atenção do público: surpresa, suspense, ironia dramática.

2- Personagens
A figura humana: a pedra fundamental dos relatos.
Personagens em busca de autores: como criar e caracterizar personagens.

3- Modelos não clássicos
O cinema, arte impura: como o cinema tem se inspirado e sustentado nos modelos narrativos e estruturais das outras artes e meios.
Estudo e análise de modelos que desconstroem e reconstroem a estrutura e os elementos clássicos.
Estrutura, ritmo e unidade: como construir uma trama e gerar uma obra coesa e coerente sem um conflito nem uma ação central.
Valores e figuras do cinema moderno e contemporâneo: exercícios de estilo, imaginário, tempo, ambientes e atmosferas.

4- Diálogos
A importância e as funções dos diálogos numa arte essencialmente visual.
Análise de diálogos e exercícios práticos de escrita de algumas cenas dialogadas.

5- Adaptação
A questão da (in)fidelidade ao texto ou ao imaginário da obra.
O roteiro: uma ilustração ou uma extensão do texto adaptado.

6- Metodologia
Como proceder à escrita de um roteiro: o ponto de partida e as possíveis fases de escrita.
Como resolver os bloqueios.

Aarón Fernández

Mexicano, formado em estudos cinematográficos e audiovisuais pela universidade Sorbonne (Paris, França), com especialização em direção e roteiro. Escreveu e dirigiu quatro curtas metragens de ficção.
Seu primeiro longa metragem de ficção, Partes usadas (2007), participou de mais de 35 festivais internacionais, obtendo vários reconhecimentos, entre os quais o prêmio de melhor filme de estreia do Festival de cine en Guadalajara 2007 (Guadalajara, México); o prêmio “Glauber Rocha” ao melhor filme latino-americano do Festival des Films du Monde de 2007 (Montreal, Canadá); o segundo prêmio na categoria filme de estreia do Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de 2007 (Havana, Cuba); e o de melhor filme do Cinesul 2008 (Rio de Janeiro, Brasil). Recentemente foi selecionado, ao lado de outros sete filmes, para a Programação Iberoamericana, exibida em novembro deste ano no MoMA em Nova York.
Atualmente desenvolve seu segundo longa metragem, Las horas muertas, escrito dentro do programa de residência auspiciado pela Cinéfondation do Festival de Cannes.

Observações

1.A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.
2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.
3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.
4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.
5. Programação sujeita a alterações.

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura