quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Curso com David França Mendes: Janeiro no Rio


Roteiro de Cinema: Técnicas Básicas com David França Mendes

De 18 a 21 de janeiro, das 19h às 22h, no Estação Botafogo no Rio.

Uma apresentação das principais técnicas de criação e desenvolvimento do roteiro para cinema, desde a idéia e o argumento até a redação final e revisões, incluindo as noções fundamentais de estrutura dramática.

DAVID FRANÇA MENDES é diretor e roteirista de cinema e TV. Seus principais trabalhos incluem os longas-metragens "Um Romance de Geração", "O Caminho das Nuvens", "Corações Sujos" e "2000 Nordestes" e a série cômica "Quase Anônimos", no ar pelo canal Multishow. Ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o de finalista do NHK-Sundance Latin American Award. É presidente da Autores de Cinema, associação dos roteiristas cinematográficos brasileiros.

De 18 a 21 de janeiro
Das 19h às 22h
Carga horária: 4 aulas
Custo: R$400 com opção de parcelamento em 2x (10% de desconto a vista)
Aceita-se cartão de crédito VISA ou VISA ELETRON
Local: Grupo Estação - Rua Voluntários da Pátria, 53
Botafogo, Rio de Janeiro (21) 2266-9900

Detalhamento

1) A idéia. O que é, de onde vem, como reconhecer, como dar forma, como apresentar, como tornar útil e concreta uma idéia para filme. Trabalho a partir de elementos de noticiário, contos e imagens (pintura, fotografia).

2) Processo de trabalho. Uma idéia na mão, e depois? Apresentação de opções de processos de trabalho para redação de um roteiro de ficção. O que vem antes, o que vem depois, e quando e por que às vezes se pode mudar a ordem dos fatores.

3) A definição de um recorte. A idéia ganha sentido e direção. O momento de acumular: Quando novas idéias se sobrepõem à idéia original. Personagens, locações, vozes, cores, intenções, tom.

4) A pesquisa. Por que fazer, quando fazer, como fazer. O papel da pesquisa no combate aos clichês e à mediocridade. O que tirar do real e o que tirar da cartola. Quem não precisa de pesquisa?

5) Quando perguntam sobre o que é o seu roteiro, você tem que saber responder. E o mais importante é o próprio roteirista ser o primeiro a se perguntar isso. A resposta é importante para toda a estruturação da história.

6) Perfis de personagens. De onde vem tanta gente? Experiência pessoal, pesquisa, referências literárias, cinematográficas e artísticas. O diálogo com a tradição e o diálogo com a modernidade. Arquétipos e mentiras.

7) A sinopse. Tormento de nove entre dez roteiristas. Exigência de cem por cento dos projetos, dos concursos, dos diretores e dos produtores. A sinopse como instrumento de desenvolvimento da história e a sinopse como instrumento de venda do roteiro.

8) Estrutura. Antes de embarcar numa longa viagem, faça seu mapa. A elaboração de uma escaleta.

9) Primeiro tratamento. Colocar carne sobre o esqueleto. A importância da visualização. O roteiro é a descrição de uma história que vai ser contada em imagens e sons: é preciso ver um filme para poder escrever um filme. O lugar da autocrítica.

10) Do primeiro tratamento ao roteiro acabado. Faça como Faulkner, "kill your darlings". Revisões, revisões, revisões. A hora de parar.

11) Próximos passos: Os livros sobre roteiro - o que aproveitar deles, e de quais deles. Os concursos. Ferramentas do roteirista. Software de roteiro (Screenwriter, Final Draft, Dramatica e outros). A relação com os produtores e os diretores.


R. Voluntários da Pátria 53 - Botafogo
(21) 2266-9900

 

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura