segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Seminário Histórias de Roteiristas em SP

Dias 28, 29 e 30 de outubro de 2009, Universidade Presbiteriana Mackenzi, São Paulo.




I Seminário Histórias de Roteiristas: Novo Paradigma do Cinema Brasileiro



Apresentação


28, 29 e 30 de outubro de 2009


Realização:
Núcleo Audiovisual
Centro de Comunicação e Letras - CCL


Apoio:
Mackpesquisa
Autores de Cinema
Martinelli Films


A primeira edição do Seminário Histórias de Roteiristas foi concebida dentro da filosofia do Projeto de Pesquisa “História de Roteiristas”, cuja investigação se desenvolve no escopo do cinema/teledramaturgia/audiovisual nacional. O eixo deste seminário é o tema Roteiro Audiovisual, um ponto por onde as reflexões sobre o audiovisual passarão obrigatoriamente.

No Brasil, por motivos diversos, o interesse pelo roteiro é recente. Entidades como a Associação de Roteiristas de TV - ARTV e a Autores de Cinema foram fundadas, respectivamente em 2000 e 2006. No ambiente universitário, vimos a revalorização do roteiro através das atualizações curriculares dos cursos oferecidos e de pesquisadores individuais e de grupos de pesquisa que vêm se debruçando sobre as questões teóricas e práticas do tema. Para a formação de roteiristas houve um espocar de cursos livres, edições de livros de autores nacionais e traduções de títulos de autores estrangeiros sobre o tema.


A proposta deste Seminário é de introduzir a reflexão organizada sobre o tema, trocar e expandir essa reflexão, produzir novos conhecimentos e de promover anualmente outras edições do Seminário junto àqueles que se agreguem a esta área do conhecimento.


Profa. Dra. Glaucia Davino
Centro de Comunicação e Letras

http://www.mackenzie.br/i_sem_hist_roteiristas.html

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura