sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oficina com Hilton Lacerda Outubro em GO

Goiânia Mostra Curtas -

Oficina de Roteiro

Instrutor: Hilton Lacerda
De 07 a 09 de outubro – 14h às 18h
Auditório do Hotel La Residence (Rua 02 nº 170, Setor Oeste - Goiânia)

Público-alvo:
roteiristas, cineastas, redatores, escritores, universitários de humanas e comunicações.
25 vagas

http://goianiamostracurtas.com.br/

Programa

• Estruturas de roteiros: divisão e estruturação narrativa
• Diferença entre História e Narrativa (O Roteiro de Cinema)
• Exibição de trechos de filmes para análise a partir de comparações entre aquilo que escrevemos e aquilo que é filmado.
• O roteiro como parte primordial da estruturação do filme: Existe uma fórmula/forma de estruturar um roteiro?

Exercícios
Além do exercício de adaptação de um conto, o programa prevê a criação de sinopses que podem se desenvolver de maneira coordenada e acompanhada.

Hilton Lacerda nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, e teve seu trabalho destacado por roteirizar filmes como Baile Perfumado (1996), Amarelo Manga (2002), Árido Movie (2005), Baixio das Bestas (2006). Com o documentário Cartola – Música Para os Olhos (2007), assinou sua primeira direção de longa metragem (roteiro e direção em parceria com Lírio Ferreira).

Junto com Matheus Nartchesgale, escreveu A Festa da Menina Morta, filme que participou do Festival de Cannes 2008 na mostra Un Certain Regard. Com o diretor Kiko Goifman, escreveu o roteiro do FilmeFobia, lançado no Festival de Locarno 2008, Suiça. Desenvolveu para Cláudio Assis o roteiro de Febre do Rato (em fase de pré-produção). Para a diretora Cecília Amado realizou o primeiro tratamento para a adaptação do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado (em fase de produção). Também é roteirista do filme Augustas (adaptação do livro As Estratégias de Lilith, de Alex Antunes), com direção de Francisco César Filho, em fase de montagem.
Atualmente, trabalha no roteiro do filme Tatuagem, trabalho com o qual marca sua estréia na direção de longa de ficção.

Como curtametragista, dirigiu e roteirizou Simião Martiniano, O Camelô do Cinema (em parceria com Clara Angélica) e A Visita.
Para televisão participou como roteirista e diretor de várias séries de veiculação nacional (Expresso Brasil, Nordeste Feito a Mão, Indústria Cultural, Sampop, Mestres de Ofício, Mestres da Literatura etc). Na dupla Dolores & Morales (parceria com o DJ Dolores) assinou vários projetos, como clips (Samba Esquema Noise, Mundo Livre S.A.; Maracatu de Tiro Certeiro, para Chico Science e Nação Zumbi; Se Zé Limeira Sambasse Maracatu, para o Mestre Ambrósio, entre outros) e projetos gráficos, como as capas do disco Da Lama Ao Caos (Chico Science & Nação Zumbi) e Mestre Ambrósio (Mestre Ambrósio).

Inscrição
http://goianiamostracurtas.com.br/seminario-oficinas/inscricao/


Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura