terça-feira, 30 de setembro de 2008

Workshop Gratuito de Roteiro no Rio

O Workshop de Roteiro, organizado pelo Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – CURTA CINEMA, chega a sua 12ª edição e traz como convidados os roteiristas Cristina Leal, Doc Comparato e Hilton Lacerda.

Para concorrer a uma vaga o candidato deve enviar, além de um breve currículo (máximo de seis linhas), cinco cópias de um roteiro de curta-metragem de ficção ou documentário de autoria própria (máximo de vinte páginas). Serão aceitas as inscrições que chegarem até o dia 18 de outubro ao escritório do Curta Cinema.

Escritório Curta Cinema
Praia de Botafogo, 210/308
Rio de Janeiro – RJ
22.250-040

Serão selecionados 12 roteiros.
Para mais detalhes, consulte o regulamento no site www.curtacinema.com.br

O workshop acontecerá nas tardes dos dias 04, 05 e 06 de novembro na Caixa Cultural.

Ao final do workshop, a comissão de roteiristas instrutores elegerá um roteiro para receber prêmios em serviços de nossos apoiadores: CTAV-SAV, Link Digital, Dolby, Rain, Estúdios Mega, Kodak, Quanta.

O workshop de roteiro é uma atividade inteiramente gratuita.

Cristina Leal é graduada em Língua e Literatura Inglesa e Portuguesa Universidade São Paulo-USP. Foi professora, jornalista e livreira até os anos 80, quando começou a escrever. Em 1986 teve seu teletema produzido pela Globo, em 5 capítulos e a partir de um roteiro premiado no antigo Rio-Cine Festival, começou a se dedicar inteiramente ao cinema. Começou a dirigir em 1992 com o curta "Estação Aurora".
Seguiu-se a ele o curta "Não Me Condenes Antes Que Me Explique", em 1998. Estreou seu primeiro longa Iluminados, um documentário sobre fotógrafos do cinema brasileiro contemporâneo, no Festival do Rio 2007.

Doc Comparato é dramaturgo, conferencista, autor de seriados e minisséries – entre elas Me alquilo para soñar (1989), ao lado de Gabriel Gárcia Márquez. Trabalhou como roteirista no cinema brasileiro e europeu. Foi consultor do European Script Found e fundador do Master de Roteiro da Universidade de Barcelona. Seus livros teóricos sobre roteiro e dramaturgia (Roteiro e Da Criação ao Roteiro), pioneiros e referência no mundo latino foram lançados em 6 paises, é o livro oficial do Real Instituto de Radio e TV da Espanha. Possui 7 prêmios internacionais. O último posto universitário foi o de professor da Escola de Cinema de Berlin.

Hilton Lacerda se destacou no cinema pelos roteiros de longa metragem dos filmes Baile Perfumado, Amarelo Manga, Árido Movie e o documentário Cartola (em que divide a direção com Lírio Ferreira ). Como curta-metragista realizou Simião Martiniano, O Camelô do Cinema (em conjunto com a jornalista Clara Angélica) e A Visita. Roteirizou o Texas Hotel (direção de Cláudio Assis) e Eu Sou o Servo (direção de Eliezer Filho). Em um projeto com o DJ Dolores, realizou videoclipes para os mais representativos músicos da nova geração pernambucana.

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura