terça-feira, 22 de abril de 2008

Os 4 Elementos do Audiovisual






O Ciclo de Qualificação “Os 4 Elementos do Audiovisual”, produzido pela Histórias Incríveis – Produtora Cultural e Audiovisual, reunirá, ao longo de três meses, os melhores profissionais das áreas de Roteiro, Produção, Direção e Interpretação para que ministrem cursos em suas áreas, proporcionando aos alunos a experiência concreta de realização de um filme. Sob a direção geral de Edson Erdmann (Emmy Awards 2007, Eterna Magia, Linha Direta – Justiça), o curta-metragem será gravado em julho de 2008. Edson Erdmann também comandará os workshops de Direção e Interpretação. Federico Bonani dará as aulas de produção. Fernando Marés, ministrará o curso de roteiro.

Veja abaixo o resumo de cada curso:

Direção
Com Edson Erdmann

Início: dia 12 de maio
Todas as segundas e quartas, das 19h30 às 22h30
Teoria:
A linguagem da televisão. Análise do trabalho de diretores clássicos e contemporâneos. Estilos de Direção. A busca do próprio estilo e de uma marca única. Direção de atores. Análise técnica do roteiro. Storyboard. Ângulos e movimentos de câmera. Os alunos dirigirão cenas com atores do curso de interpretação, compondo um curta-metragem. Palestras com profissionais do mercado audiovisual. Aulas extras com roteiristas, produtores e atores.
Prática:
Direção de monólogos e cenas para um curta-metragem.

Interpretação
Com Edson Erdmann

Início: dia 13 de maio
Todas as terças e sextas, das 19h30 às 22h30
Teoria:
A composição do personagem. Laboratórios. Estilos de Interpretação. Técnicas de dublê. Técnicas de dublagem. O monólogo. O diálogo. O relacionamento do ator com a câmera. O relacionamento com diferentes estilos de direção. O estudo do roteiro.
Prática:
Gravação de um monólogo por aluno. Gravação de um curta-metragem.

Perfil: Edson Erdmann
Edson Erdmann tem experiência de 25 anos como diretor de televisão de vários formatos diferentes de programas. Na TV Globo, dirigiu a novela Eterna Magia. Nos últimos seis anos, esteve à frente de especiais do programa Linha Direta Justiça, finalista, em 2007, ao Emmy Awards, o Oscar da televisão. Dirigiu também grandes shows e eventos, como a Noite de Gala dos 40 anos da Globo com todo o elenco, 450 Anos de São Paulo (25 horas no ar), Criança Esperança, AMIGOS, Carnaval Globeleza e dois dos três tenores, Pavarotti e José Carreras.


Produção
Com Federico Bonani

Início: dia 14 de maio
Todas as quintas, das 19h30 às 22h30
Teoria:
Conceito de Produção em Cinema e Televisão. Metodologias já existentes e foco na prática do mercado. Como “pensar” a produção – desenho de produção: softwares, exemplos e exercícios. O perfil dos produtores. O perfil de cada membro da equipe – dimensionamento da equipe, contratação, liderança. Preparação da Base de Produção. Documentos da Produção. A importância do planejamento. Leitura de Roteiro na visão do produtor. Decupagem do filme. Orçamento. Filmagem: administração de prioridades, a pressão do set, o jogo de cintura. Aulas extras com roteiristas, diretores e atores.
Prática:
Produção de um curta-metragem.

Perfil: Federico Bonani

Federico Bonani, hoje diretor da TV Globo, tem uma trajetória extensa em todas as etapas e funções da produção audiovisual, tanto para cinema, quanto para televisão, em seus mais variados produtos e formatos. Na Globo, foi diretor da Novela Eterna Magia, do Sítio do Picapau Amarelo e de América. Como assistente de direção, trabalhou no Linha Direta e na novela Da Cor do Pecado. Foi consultor de batalhas das minisséries Um Só Coração e Casa das Sete Mulheres. Foi ainda assistente de produção de Brava Gente Brasileira e de Incidente em Antares. No cinema, dirigiu a segunda unidade de OLGA, (Jayme Monjardim, 2003), foi assistente de direção e dirigiu as cenas de ação de Netto Perde Sua Alma (Tabajara Ruas e Beto Souza, 2001), foi assistente de produção de Anahy de Las Missiones (Sérgio Silva, 1997), e foi responsável pelo desenho de produção de Noite de São João (Sérgio Silva, 2001) e Garibaldi e Anita (Tabajara Ruas, 2002), ainda em fase de produção. Além disso, foi diretor de produção do curta-metragem Trilha Incidental (Paulo Leônidas, 1998), foi co-produtor de O Contrabandista e assistente de produção de Jorge Furtado em Ângelo Anda Sumido (1996). Com boa experiência em documentários, ele foi assistente de produção de Sul Sem Fronteiras (TVE-RS), assistente de direção em Vinte Gaúchos (RBS TV) e diretor de produção de Os Farrapos (RBS-TV). Trabalhou também na produção de inúmeros especiais de TV, Filmes Publicitários, Vídeos Institucionais e Vídeo Clipes, somando quase 15 anos de experiência profissional.


Roteiro
Com Fernando Marés

Início: 05 de maio
Aulas à noite durante a semana (das 19h30 às 22h30) e pela manhã aos sábados (das 9h às 12h).

Teoria: Conceito de dramaturgia e de linguagem cinematográfica. O roteiro de cinema e televisão. Gêneros. Drama: o conflito dramático. Estruturas narrativas. Adaptações. A ação dramática. O tempo dramático. A unidade dramática. A cena. O paradigma de Syd Field e os pontos de virada. Para além do paradigma. Premissa, argumento, story line, sinopse. Desenvolvimento do personagem. Funções dramáticas e psicológicas. Arquétipos. A jornada do herói. Enredo, trama. Clímax. Estrutura. Escaleta. Formatação. O relacionamento do roteirista com o diretor e o produtor.

Prática:
- Em grupo: criação de uma trama a partir de um argumento pré-definido
- Criação de dois personagens, com base em atores pré-definidos.
- Desenvolvimento de dois monólogos.
- Desenvolvimento de um diálogo.
- Desenvolvimento de um curta-metragem.

Perfil: Fernando Marés

Fernando Marés é roteirista, diretor, produtor, montador e assistente de direção e acumula extensa cinematografia. Como roteirista, escreveu Netto Perde Sua Alma (Tabaraja Ruas e Beto Souza, 2001), pelo qual recebeu prêmio de melhor roteiro no Festival de Recife e foi indicado ao prêmio de melhor roteiro adaptado na Academia Brasileira de Cinema. Escreveu também Cerro do Jarau (Beto Souza, 2004) e Garibaldi in América (em produção). Para O Tempo e o Vento, projeto de longa-metragem produzido e dirigido por Jayme Monjardim, foi consultor e analista de roteiro. Foi analista dos roteiros dos longa-metragens O Lado Bom da Vida (2007) e Mundo Invisível (2007). Foi revisor do roteiro do longa Concerto Campestre (1998), dirigido e produzido por Henrique de Freitas Lima. Foi roteirista do documentário de longa-metragem Congada da Lapa, produzido por R.A. Gennaro, Laz Produções. Marés possui mais de 40 trabalhos em audiovisual de curta-metragem e vídeo blogging, tendo não apenas roteirizado, mas exercido diversas outras funções, como direção, assistência de direção, produção e montagem. Em vários deles, foi premiado, como em Nove Minutos (1998), curta-metragem que recebeu o prêmio do Concurso de Roteiros do Festival de Cinema de Curitiba. Foi professor de roteiro em uma dezena de cursos, tendo realizado com seus alunos diversos produtos audiovisuais. Também na área do audiovisual, ele é diretor regional sul da Associação Brasileira de Roteiristas, é um dos criadores do portal Roteiro de Cinema e do portal em inglês Scripts on the Net. Foi consultor da versão brasileira do livro Story, de Robert McKee. Foi membro dos júris do Concurso Nacional de Desenvolvimento de Roteiros do MinC em 2006 e do Concurso de Roteiros do Festival de Roteiros de Curitiba (2004), alem de ter sido Relator dos Júris de Cinema e Vídeo de três edições do Festival de Cinema de Curitiba (1999 à 2001). Fernando Marés é também um grande estudioso dos softwares para cinema e vídeo, tendo emitido pareceres sobre 16 programas disponíveis no mercado. É formado em Filosofia e História, cursou Jornalismo e está cursando Rádio e TV pela Universidade Tuiuti.




GRAVAÇÃO DO CURTA-METRAGEM “Em Família”
Argumento: Valéria Chalegre - Roteiro: turma de Roteiro
Gravações: Julho/2008


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Histórias Incríveis - Produtora Cultural e Audiovisual
http://www.historiasincriveis.com.br
contato@historiasincriveis.com.br

Fone: (21) 2437-3478
Ou pelo e-mail:
contato@historiasincriveis.com.br
Comunidade no Orkut:
Workshop de Atuação para TV
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=32219094

Nenhum comentário:

Últimos Cursos Publicados

Procura